O Dia Internacional da Mulher foi celebrado em grande estilo pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). Na noite de ontem (08/03) a coronel Mônica de Mesquita Miranda tomou posse como a primeira mulher a assumir o cargo de 37ª Comandante Geral da corporação no país.
A Coronel Monica foi nomeada em janeiro, todavia apenas ontem ocorreu a solenidade formal de transmissão de cargo, antes ocupado pelo coronel Alan Alexandre Araújo.
A posse de Mônica, por si só, é um evento histórico uma vez que o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal – criado em 1856, no Rio de Janeiro, e transferido para a nova capital na década de 1960 – nunca tinha sido presidido por uma mulher em seus 167 anos de existência, assim como as demais unidades estaduais.
A solenidade ocorrida na sede da Academia de Bombeiros em Brasília foi muito concorrida contando com a presença parlamentares federais e distritais, do secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, e do ex-interventor do DF e Secretário Executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, que fez um vigoroso discurso sobre a participação da mulher e o fortalecimento da democracia brasileira.
A AMPOL homenageou a Comandante Coronel Mônica com um buquê de rosas colombianas entregue pela presidente da entidade, Creusa Camelier, e pela vice-presidente da AMPOL e presidente do SINDEPO/DF, Cláudia Alcântara.
Confira o perfil da Comandante Mônica de Mesquita em matéria publicada em nosso site no dia 17 de janeiro por ocasião de sua nomeação no Diário Oficial da União (DOU):
https://ampol.org.br/novo-poder-no-comando-do-cbm-do-distrito-federal/