Mais um mês todo cor de rosa para destacar a importância da luta contra o câncer de mama: estamos na campanha Outubro Rosa. Todos os anos, a Associação Nacional das Mulheres Policiais do Brasil (Ampol) apoia a causa e reforça a mensagem dos cuidados principais. Este ano o tema ainda alerta para o diagnóstico precoce como promissor na cura: “Eu cuido da minha saúde todos os dias. E você?”.
Histórico familiar, envelhecimento, consumo de álcool, excesso de peso e sedentarismo estão entre algumas causas do 2º câncer de maior incidência entre as mulheres brasileiras. Além disso, algumas profissionais correm ainda mais risco à doença pela proximidade com a produção e aplicação de agrotóxicos, radiologia, a esterilização de materiais médico-cirúrgicos e hospitalares, bem como farmacêuticos e veterinários, também em reparos elétricos, exposição ambiental à fumaça de cigarro e trabalhos noturnos, em geral.
No Brasil, entre os anos de 2020 e 2022, segundo projeção do Instituto Nacional do Câncer, 66.208 mulheres serão afetadas, por ano, pela doença. Portanto, fique atenta a sinais, como: caroços ou nódulos nas mamas, pescoço ou nas axilas; pele avermelhada ou com aparência de casca de laranja e alterações nos mamilos.
É importante salientar que um em cada três casos de câncer de mama pode ser curado com a descoberta logo no início. O risco de desenvolvimento da doença avança a partir dos 50 anos de idade. Entretanto, independentemente da idade, cada mulher pode se conhecer melhor e perceber os sinais.
Segundo informações do Inca, “a maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.” Nessa onda de cuidados, a Ampol orienta: o toque é fundamental para essa descoberta e pode ser feito ainda durante o banho. Aliado a isso, o equilíbrio da qualidade de vida, do peso corporal e o uso de drogas lícitas ou ilícitas.
O Outubro Rosa
Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.
Este ano, o Inca preparou diversas publicações informativas que falam sobre a doença, as reflexões possíveis pela prevenção e o tratamento e o respeito ao corpo antes, durante e após a campanha Outubro Rosa. Acesse: https://www.inca.gov.br/assuntos/outubro-rosa.