No dia 23 de maio de 2024 toda a comunidade policial viveu um momento histórico e significativo para a valorização e reconhecimento das servidoras e servidores policiais que se dedicam à segurança pública do país: o lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Mulheres Policiais do Brasil. A cerimônia lotou o Auditório Nereu Ramos, o maior da Câmara dos Deputados, e contou com a presença de dezenas de autoridades das diversas corporações policiais, além de parlamentares e representantes do Executivo.
Presidida pela deputada federal Antônia Lúcia (Republicanos-AC), a Frente foi criada com a finalidade de apoiar e defender as pautas das Mulheres Policiais no Parlamento, bem como promover a integração harmoniosa entre o Congresso, a sociedade e entidades congêneres para a discussão e o encaminhamento de proposições em benefício das policiais femininas e procurar, de modo geral, promover o aperfeiçoamento contínuo e recíproco do estudo e desenvolvimento das políticas que visem atender as demandas das Mulheres Policiais.
Além da deputada e Creusa Camelier, presidente da AMPOL, compuseram a Mesa do Evento e fizeram uso da palavra a Comandante Geral da PMDF, Cel. Ana Paula Barros Habka; a representante da Direção Geral da PF, Fernanda Camargo; a representante o Delegado Geral da PCDF, Karen Langkammer; a Chefe do Estado-Maior Operacional do CBMDF, Cel. Carla Borges; a Presidente do Sindicato dos Delegados da Polícia Federal, Maria do Socorro Tinoco, (representando também a presidente da FENADEPOL, Tania Padro, e o Presidente da ADEPOL, Rodolfo Laterza); a inspetora da PRF e 3ª Vice-Presidente da AMPOL, Lídia da Mata; a diretora da FENASPPEN/GO e da AMPOL, Diana Moreira; o Presidente da Internacional Police Association (Seccion Brazil), Joel Mazo; o Presidente do Sindicato dos Policiais Penais do DF, Paulo Rogério e a Coordenadora Geral de Saúde da PF, Mariana Paranhos.
Ao final do evento Creusa Camelier, destacou que o lançamento da Frente representa o coroamento de antigas reivindicações da AMPOL que, por mais de duas décadas, batalhou junto ao Parlamento para obter grandes conquistas como a aposentadoria especial das mulheres policiais e a inclusão do exercício de atividades de risco na Constituição Federal para definir a natureza intrínseca da função policial. Ela fez questão de lembrar do sofrimento impingido, pela última reforma da previdência às centenas mulheres policiais, citando o caso concreto de colegas que adoeceram gravemente por estarem a poucos dias da aposentadoria e serem obrigadas a trabalhar por mais de uma década! A AMPOL aproveita a oportunidade para fazer uma menção honrosa ao Presidente do SINPRF/DF, João Rodrigues Bonfim Neto, pelos esforços empreendidos em disponibilizar o transporte para vinda, em peso, das colegas da corporação ao evento.
O evento contou com a presença dos seguintes representantes das seguintes categorias:
Amanda Teixeira (Diretora da Penitenciária Federal de Brasília)
Andressa Borges (Diretora de Gestão de Pessoas da PRF)
Andressa Xavier (Coordenadora-Geral de Participação Política
das Mulheres em Espaço de Poder do Ministério das Mulheres)
Cel. Maria Costa (Presidente da CABE/PMDF),
Cristiano Torres (Presidente da FENASSE),
Eufrasia Campos (Vice-presidente do SINPOL-TO)
Fabio Ferreira (Presidente da FEBRASCOM-SP)
João Rodrigues Bonfim Neto (Presidente do SINPRF/DF)
José Henrique dos Santos (Vice-presidente FENAPRF)
Kênia Silva (Presidente da SINPRF-GO)
Lidia Aziz (Superintendente Regional da PF-MT),
Luana Fragomeni (Secretaria Geral do Sinpol-DF)
Luciana Paiva (Superintendente Regional da PF-AL),
Luiz Spricigo Jr. (Vice-presidente da APCF)
Marcelo Gonçalves (Associação Brasiliense de Peritos em Criminalística)
Mariana Ferraz (Diretora de Administração e Patrimônio Adjunta da APCF)
Martha Maria (Presidente do SINPRF-BA)
Moacyr Régis (Presidente da ABRAPOL/PF)
Nádia Zilotti (Diretora de Inteligência da PRF)
Roberto Condé (Vice-presidente da CONASSE)
Saranita dos Santos (Presidente do Conselho Fiscal da ANSEF)
Susanna do Val Moore (Presidente do SINDPOLF/SP)
Toscanini Batista (Presidente da DIREF)