No atual governo, as mulheres vieram para ficar e estão protagonizando uma verdadeira mudança de paradigma. Pela primeira vez na história da República, 11 mulheres foram empossadas como ministras de Estado e, ainda, 2 como presidentes de bancos estatais e 9 como secretárias ligadas à assuntos governamentais. Isso sem contar as dezenas de assessoras e assistentes nomeadas para fazer parte das equipes de trabalho. O recorde, até então, era do primeiro governo Dilma, que contou nove mulheres ministras.

No mandato de Jair Bolsonaro, apenas 3 mulheres ocuparam cargos no 1º escalão do Executivo: Damares Alves (Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos), Tereza Cristina (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Flávia Arruda (Secretaria de Governo).

Segue a lista das mulheres empossadas em 2023:

*Luciana Santos (Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação) – presidente nacional do PCdoB, engenheira e vice-governadora de Pernambuco (2019-2023)

*Margareth Menezes (Ministra da Cultura) – cantora, compositora e idealizadora da Associação Fábrica Cultural (2002), reconhecida internacionalmente entre os artistas de línguas lusófonas

*Cida Gonçalvez (Ministra da Mulher) – publicitária, especialista em gênero e violência contra a mulher. Foi secretária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres nos governos de Lula e Dilma.

*Nísia Trindade (Ministra da Saúde) é doutora em sociologia, mestre em ciência política presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) desde 2017.

Esther Dweck (Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos – economista, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro e atuou como chefe da Assessoria Econômica e secretária de Orçamento Federal (2011-2016)

*Simone Tebet (Ministra do Planejamento) – advogada, senadora pelo Mato Grosso do Sul (2015-2023) e presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado (2019-2020). Foi deputada estadual (2003-2005), prefeita de Três Lagoas-MS (2005-2010), secretária de governo (2013-2014) e vice-governadora do Mato Grosso do Sul (2011-2015).

*Daniela Moté de Souza Carneiro (Ministra do Turismo) – pedagoga e deputada federal reeleita pelo Rio de Janeiro. Foi secretária municipal de Assistência Social e Cidadania de Belford Roxo (2017-2018).

*Marina Silva (Ministra do Meio Ambiente) – Historiadora, professora, psicopedagoga, ambientalista e política. Foi senadora pelo Acre (1995-2011), Ministra do Meio Ambiente (2003-2008) e candidata à Presidência da República em 2010, 2014 e 2018.

*Ana Moser (Ministra dos Esportes) – Ex-jogadora de vôlei, medalhista olímpica e empreendedora social. Há 20 anos preside o Instituto Esporte e Educação, organização da sociedade civil que tem como objetivo implementar a metodologia do esporte educacional em comunidades de baixa renda.

*Sonia Guajajara (Ministra dos Povos Originários) – Líder indigenista da Terra Indígena Araribóia (MA) e Deputada Federal (SP). Formada em Letras e em Enfermagem é pós-graduada em Educação especial. Foi coordenadora da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil e candidata a vice-presidente da República em 2018. Tornou-se a primeira mulher indígena do país a assumir o cargo de ministra de Estado.

*Anielle Franco (Ministra da Igualdade Racial) – Educadora, jornalista e escritora. Diretora-executiva do Instituto Marielle Franco, é irmã da ex-vereadora do Rio de Janeiro assassinada a tiros em 2018 por denunciar a ação das milícias cariocas.

*Tarciana Medeiros (Presidente do Banco do Brasil) – Formada em administração de empresas, é pós-graduada em gestão, marketing, liderança e inovação. Tem 22 anos de carreira no Banco e é primeira mulher a presidir a instituição em mais de 200 anos de história. Foi gerente executiva na diretoria de Clientes e Superintendente comercial da BB Seguridade.

*Maria Rita Serrano (Presidente da Caixa Econômica Federal) – Tem 33 anos de carreira na instituição, sendo a atual representante foi presidente do Sindicato dos Bancários do ABC Paulista. Atualmente é uma das líderes do movimento de defesa das empresas públicas.

*Fernanda Pacobahyba (Presidente do Fundo Nac. de Des. da Educação – FNDE)

*Anelize Almeida (Procuradora-Geral da Fazenda Nacional)

*Izolda Cela (Secretária Executiva do Ministério da Educação)

*Tatiana Rosito (Secretaria de Assuntos Internacionais)

*Leany Lemos (Secretária de Planejamento-SEPLAN)

*Miriam Belchior (Secretaria executiva da Casa Civil)

*Vânia Vieira (Secretária-Executiva da CGU)

*Fernanda Machiavelli (Ouvidora-Geral da União)

*Maria Fernanda Coelho (Secretaria Executiva da Secretaria Geral da PR)

*Renata Amaral (Secretaria de Assuntos Econômicos do MP)

*Fernanda Santiago (Assessoria Especial de Assuntos Jurídicos do MP)

#ampol #mulheresministras #mulheresnapolitica

COMPARTILHAR