Naturalmente, é possível enxergar mulheres em todos os cantos da história. Mesmo em tempos como os atuais, sob conflitos, guerras e pandemia, é essencial continuar falando sobre a força feminina. Também nesses cenários há protagonistas que lançam a marca do sexo nada frágil frente à revolução e à solução de conflitos.
Não é à toa que a ONU Mulheres, neste ano, traz como tema “Igualdade de gênero hoje para um amanhã sustentável” para o Dia Internacional das Mulheres, celebrado hoje (8/3), como uma maneira de reconhecer as mulheres e meninas que seguem em ação para que o mundo possa se adaptar às novas condições climáticas e, assim, possa responder de maneira mais sustentável para os cidadãos e o planeta.
A Associação Nacional das Mulheres Policiais (Ampol) parabeniza todas as colegas, amigas, mães e familiares por se manterem fortes. Como maioria em grandes populações pelo mundo, são as mulheres as principais impactadas pela escassez de recursos, a violência, os cortes em direitos e conquistas e pela falta de direitos básicos, como saúde e educação. Além disso, constantemente combatem as estatísticas do machismo e da opressão histórica do sistema. Mas, ainda assim, são fortes e destemidas.
Lembramos, neste ano, as mulheres que enfrentaram o vírus, as doenças e deram suas vidas pelas de seus filhos ou daqueles que amou, para cuidar e garantir, mesmo que sem garantias.
Ainda, lembramos daquelas que passaram fome e sofreram na pele a injustiça. Mulheres que saíram do mercado ou que precisaram retornar sob a pressão e o medo de enfrentar uma pandemia em números ainda avassaladores.
A Ampol também destaca a força das mulheres de todo o mundo que estão enfrentando, neste momento, uma guerra que não é delas, mas por amor ao seu País, à sua família e à sua própria vida, seja em luta ou em fuga.
E, por último, mas não menos essencial para as nossas categorias, nesta data, que não é só de flores, mas de reflexão, a Ampol agradece e honra cada associada e cada mulher policial que foi às ruas e não se calou diante das últimas perdas propostas. Cada vitória e cada passo da associação foi graças a essa união.
Com certeza, em 2022, o Dia Internacional das Mulheres continuara sendo celebrado e exaltado diariamente, a cada mulher que se encontrar, se amar e se valorizar. Em cada história, toda a Ampol vai estar de pé para aplaudir mais uma conquista e um novo ser moldado pela história. Porque ser mulher é isso, é florescer mesmo quando nem tudo são flores na vida.
Feliz Dia Internacional das Mulheres!