Na tarde de ontem (20/09), a diretoria da AMPOL esteve reunida com o Ministro da Justiça, Flávio Dino, em encontro realizado por iniciativa da Deputada Delegada Adriana Accorsi e da colega Simone de Jesus (FENAPPI) para levar as reinvindicações das mulheres policiais de diversas corporações dispostas em um ofício assinado por 21 entidades, entre associações, sindicatos e federações de todo o país.
O Ministro foi extremamente receptivo e se comprometeu a criar um Grupo de Trabalho (GT) para estudar todas as pautas apresentadas a ser lançado no dia 5 de outubro, data em que se celebra os 35 anos de promulgação da Constituição Federal de 1988.
O Ministro Flavio Dino, no entanto, fez a ressalva de que o tema previdenciário – dada a sua especificidade – deveria ser tratado à parte e designou a Deputada Adriana Accorsi para reunir todos os dados relativos ao assunto e apresentar um relatório que deve ser analisado pela consultoria jurídica do MJSP. Após elaborado, o relatório deve seguir para análise dos Ministros da Fazenda, do Planejamento e da Previdência.
Cabe ressaltar que AMPOL já havia tratado do assunto, em março desse ano, em audiência com o Ministro Carlos Lupi e que entidade já elaborou um PLP e a PEC da Segurança Pública, documentos que devem ser apresentados e debatidos pelas representantes das instituições presentes na reunião para, em seguida, serem entregues à deputada Adriana e fundamentar o relatório encomendados pelo ministro.
A reunião contou com a participação do Secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, a Coordenadora do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, Tamires Sampaio e o Secretário Nacional de Assuntos Legislativos, Elias Vaz.
A AMPOL foi representada por sua presidente Creusa Camelier, pela Vice-Presidente e presidente do SINDEPO-DF, Claudia Alcântara, além da 1ª Secretária Juliana Duarte, da Secretária-Geral, Ivany Silva, da 1ª Diretora Parlamentar, Larissa Marins, da 2ª Diretora Parlamentar Diana Moreira (FENASPPEN e SINSEP- GO) e da 1ª Diretora Administrativa, Ivana Barreto.
Também compuseram a mesa as representantes das seguintes entidades: Erica Brito (ABC); Maíra Lacerda (ASBRAPPDF); Eufrásia Campos (SINPOLGO); Aline Lopes (SINDEPOL-GO); Karen Cristina Ribeiro do Nascimento (Sindicato dos Servidores socioeducativo do Estado de Goiás); Nelma Félix (UGOPOCI); Cyntia Cristina da Rocha (Sindicato dos Peritos Criminais e Médicos Legistas do Estado de Goiás) e Valquíria Tisque (COBRAPOL).