Distrito Federal faz história ao ter duas mulheres à frente das principais forças de segurança pública

A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, ladeada da Coronel Ana Paula Barros Habka (esq.), Comandante da PMDF, e da Coronel Mônica de Mesquita Miranda (dir.), Comandante do CBMDF.

Na última terça-feira (09/01) a governadora em exercício do Federal, Celina Leão, empossou a Coronel Ana Paula Barros Habka como comandante-geral da Polícia Militar (PMDF), assegurando o pioneirismo feminino inédito em todo o território nacional.

Pela primeira vez na história do país, as forças de segurança pública terão duas comandantes das corporações militares, uma vez que o Corpo de Bombeiro Militar (CBMDF) é chefiado pela Coronel Mônica de Mesquita Miranda desde o início do ano passado.

Subcomandante-geral da PMDF, desde 18 de agosto de 2023, a coronel Ana Paula assume no lugar do coronel Adão Teixeira de Macedo que ingressou na reserva remunerada. Com três décadas de serviços prestados à PMDF, ela já exerceu a chefia do Departamento de Gestão de Pessoal, da Companhia do Batalhão de Operações Especiais, da Segurança da Vice-Governadora da Casa Militar do DF, do Estado-Maior, da Seção de Movimentação da Divisão Administrativa e da Seção de Cadastro e Assentamentos. Também atuou como Diretora de Pessoal Militar, juíza Militar na Auditoria Militar, Comandante do 7º Batalhão e Subcomandante do Colégio Militar Tiradentes.

Condecorada com a Medalha Mérito Alvorada, a Medalha do Mérito Segurança Pública do Distrito Federal e a Medalha Mérito Paz no Trânsito,

Ana Paula é a segunda mulher a assumir o comando da PMDF. A primeira foi a coronel Sheyla Sampaio, que exerceu a função entre janeiro e agosto de 2019.

É uma grande honra estar à frente dessa valorosa instituição. Vamos seguir cumprindo a missão de oferecer à população do Distrito Federal MUITO MAIS QUE SEGURANÇA, com o compromisso na manutenção da Lei e da Ordem, servindo, protegendo e prezando sempre por uma política de proximidade e respeito com a sociedade”, completou a nova comandante.

COMPARTILHAR