Janeiro é um mês histórico também para as policiais do Mato Grosso. Pela primeira vez as chefias da Polícia Federal e da Polícia Civil, nesse estado, estão sob a liderança de mulheres. No dia 08 a delegada Lígia Neves Aziz foi nomeada superintendente da PF/MT enquanto no dia 12, a delegada Daniela Maidel tomou posse como diretora-geral da Polícia Civil/MT.
Formada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais com especialização em Imigração, Ligia Aziz tornou-se delegada da PF/SP em 2003 e atuou por um período na Polícia Federal de Tocantins. Tem experiência no combate ao crime organizado, crimes previdenciários, corregedoria e foi diretora do Departamento de Migrações (2020-2023).
Já Maidel formou-se formou em direito pela Universidade de Itajaí-SC e ingressou na Polícia Civil em 2001 como titular da Delegacia de Polícia de São José do Rio Claro-MT. Foi delegada adjunta no antigo Centro Integrado de Segurança Pública (Cisc-Norte) e titular da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, da Criança e do Idoso, de Várzea Grande. Maidel foi escolhida por meio de uma lista tríplice apresentada pelo Sindicato dos Delegados de Polícia, após votação realizada em outubro, quando recebeu 204 dos 249 votos válidos.