Na tarde desta quinta-feira (10/09), representantes da Associação Nacional de Mulheres Policiais do Brasil (Ampol) e da Associação Nacional dos Servidores da Polícia Federal (Ansef) se reuniram na sede da própria Ansef para firmar parceria entre as partes. O objetivo é, juntas, empreender ações judiciais no restabelecimento de direitos suprimidos dos policiais.
“A ideia é somar para contribuir cada vez mais com a segurança pública do país e a qualidade de vida de cada profissional nas categorias policiais. E a Ansef tem representatividade em todo o território nacional. É uma entidade muito respeitada, gozando de grande prestígio entre o público em geral”, destaca a presidente da Ampol, Creusa Camelier.
O anseio veio, por exemplo, da violência contra a ordem jurídica do Estado democrático de direito instituída com a Reforma da Previdência. Uma luta já conhecida pelas mulheres da Ampol, como as recentes participações em discussões no Congresso Nacional.
“Uma das finalidades dessa reunião é propor à Ansef uma parceria, como entidade de classe junto à Ampol, para que possamos ingressar no STF com a ADI contra a injusta regra de transição imposta aos policiais pela EC 103/2019. Vamos lutar para retirar a idade mínima da regra de transição e constitucionalizar a integralidade e a paridade para todos os policiais. Essa parceria ainda supre a ausência das nossas regionais que, em breve, serão implantadas em cada estado”, comemora a presidente.
A parceria com a Ansef também visa o incentivo e a implantação de atividades culturais e sociais, como a consolidação da Academia Policial Brasileira de Letras (APBL), para abrir novos horizontes com a finalidade de agregar valores, fortalecer e engrandecer os ideais de justiça e de humanidade de que são imbuídos policiais brasileiros.
A reunião de hoje foi uma segunda parte de conversas já iniciadas na última semana, no dia 3 de setembro. Pela Ampol, participaram a presidente da associação, Creusa Camelier, as diretoras Maria Aparecida Gonzaga de Carvalho e Elismar Mateus Gomes, Reynaldo Martins Soares – sócio colaborador da Ampol, além das advogadas da associação, Josiana Carvalho e Thaís Ridel.
Representando a Ansef, compareceram o presidente nacional Carlos Alberto Tartarone, o vice-presidente da Ansef nacional, Marcos Aurélio Bolpato, e o diretor jurídico José Mauro de Barros.