AMPOL inicia um novo tempo com a inauguração da tão sonhada sala administrativa

A noite da última segunda-feira (15/05) foi de celebração e alegria! Após 22 anos de existência a AMPOL finalmente inaugurou sua sala comercial, para melhor atender as demandas de suas associadas e do público em geral. Localizada no Setor Policial Sul, em Brasília-DF, a sala foi gentilmente cedida pela Associação dos Servidores da Polícia Federal (DIREF) e já se encontra em pleno funcionamento de terça à sexta no horário comercial. A cerimônia de inauguração foi realizada no dia 15 de maio, data que marca os exatos 9 anos da sanção da Lei Complementar nº 144/2014, por meio da qual se assegurou a tão desejada aposentadoria especial da mulher policial, uma das principais conquistas históricas da AMPOL, desde sua fundação em 2001.

Além de membros da diretoria da AMPOL e da DIREF, a cerimônia contou com a presença de ilustres colegas policiais de todas as corporações que lutam pela união e o fortalecimento dos profissionais da segurança pública no Brasil. Abrindo os pronunciamentos da noite festiva, a assessora jurídica da AMPOL, Drª Thais Riedel, fez uma brilhante explanação sobre a situação previdenciária das polícias e falou sobre os andamentos processuais das ações impetradas pela AMPOL nas instâncias judiciais, questionando pontos sensíveis da reforma, especialmente em relação às alternativas pensadas para tentar reverter a progressiva perda de direitos imposta pela EC nº 103/19, considerada “a maior reforma da Constituição Federal de 1988”, nas palavras da própria drª Riedel.

Em seguida, fez uso da palavra o presidente da DIREF, Toscanini Batista, que declarou se sentir honrado em poder auxiliar causa tão nobre e importante como a da AMPOL, colocando-se à disposição da entidade. Sua fala foi corroborada pela de sua vice-Presidente, Maria Aparecida Cipriano, que teve um papel fundamental na obtenção da nova sala. Antiga associada e companheira de lutas da AMPOL, Maria Aparecida reafirmou seu compromisso com os ideais da associação.

Na sequência foi facultada a palavra às representantes das diversas corporações que integram a AMPOL. A primeira a falar foi a drª Maria do Socorro Tinoco, Presidente do Sindicato de Delegados de Polícia Federal (SINDEPOL) e diretora da AMPOL. Ela ressaltou a luta incansável da Drª Creusa Camelier, idealizadora e Presidente da AMPOL, junto ao Parlamento em prol da comunidade policial. Em seguida, a Drª Cláudia Alcantara, vice-presidente da AMPOL e presidente do Sindicato de Delegados da Policia Civil (SINDEPO), destacou os pontos nevrálgicos das injustiças impostas pela reforma previdenciária.

A 2ª vice-Presidente da AMPOL, Lídia da Mata, falou em nome de todas as Policiais Rodoviárias Federais do Brasil e lembrou da bravura e pioneirismo das aguerridas mulheres que criaram a AMPOL e que nunca esmoreceram, apesar de serem desacreditadas por muitos. Já a colega Vilma Batista – Presidente do Sindicato da Polícia Penal do Rio Grande do Norte e Diretora da Federação Sindical Nacional dos Servidores Penitenciários e dos Policiais Penais (Sindppen-RN) – saudou a AMPOL em nome de suas companheiras. Por fim, a 2ª secretária da AMPOL, a subtenente Elismar Batista, representou as Policiais Militares do Brasil e frisou seu orgulho em exercer profissão tão nobre, além de seguir do entusiasmo de seguir lutando junto à AMPOL.

A cerimônia também contou com a presença da Deputada Federal Erika Kokay, antiga apoiadora da causas da AMPOL, que fez emocionado discurso no qual expôs sua preocupação com a gravidade da usurpação de direitos imposta, nos últimos anos, às servidoras policiais. A deputada exaltou o poder e a força de ação coletiva das mulheres, para as quais não existem obstáculos insuperáveis quando o objetivo é proteger os que precisam de cuidado e abrigo. Erika Kokay ainda se comprometeu a abrir as portas da Câmara dos Deputados para audiências públicas sobre a questão previdenciária das policias. A realização dessas audiências será de suma importância para dar suporte ao Grupo de Trabalho Interministerial tripartite (Executivo/Parlamento/Forças de Segurança Pública) que está em vias de ser instalado, atendendo à solicitação do Ministro da Previdência, Carlos Lupi, feita em audiência com a AMPOL em 30 de março.

Ao término do evento, a Presidente Creusa Camelier ofertou flores à Deputada Kokay e à drª Thais Ridel, em gratidão pelo constante apoio, e homenageou os dirigentes da DIREF, Toscanini e Maria Aparecida, com uma linda placa por ajudarem a tornar a sala da AMPOL uma realidade.

 

 

 

 

 

 

 

Muito emocionada, Drª Creusa reforçou a alegria de ver o florescimento da AMPOL em cada conquista obtida, com muito esforço e dedicação, a partir de um sonho coletivo de reconhecimento da dignidade e dos direitos das mulheres policiais, direitos esses que beneficiaram e beneficiam todos os profissionais da segurança pública. Lembrou, ainda, da importância do espírito de coragem, sempre evocado pelo Apóstolo Paulo nos Evangelhos, e deixou como reflexão uma mensagem do dramaturgo alemão Bertold Brecht que exalta perseverança dos que lutam pelos ideais em prol da justiça social e das transformações coletivas, tão necessárias ao pleno desenvolvimento da humanidade.

“Há homens que lutam um dia e são bons,

Há outros que lutam um ano e são melhores,

Há os que lutam muitos anos e são muito bons.

Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis”

(Bertolt Brecht)

COMPARTILHAR