Ampol compartilha instrução normativa da PF no combate ao Covid-19

A Polícia Federal também está se preparando para proteger a população e os próprios servidores do Coronavírus (Covid-19), que tem elevado os números de contaminados no Brasil e no mundo. A Ampol informa a categoria, demais policiais e as comunidades do país a Instrução Normativa n° 159 DG/PF, de 16 de março de 2020, divulgada no Boletim de Serviço n° 051.

Algumas deliberações foram tomadas, como o teletrabalho para grupos de riscos e o isolamento de estagiários ou servidores de carreira que estejam retornando ao país de viagens ao exterior por motivos pessoais ou profissionais. Em casos de retorno com sintomas do coronavírus, esses servidores devem permanecer isolados, em trabalho remoto, por até 14 dias a partir da chegada.

O teletrabalho é essencial para manter a prestação de serviços à comunidade. Entretanto, pessoas maiores de 60 anos, portadores de doenças crônicas, com filhos menores de um ano ou que convivem com idosos, servidoras grávidas ou lactantes e aqueles que viajaram ou tiveram contando com quem viajou para o exterior nos últimos 15 dias têm prioridades pela normativa da PF.

Unidades centralizadas e descentralizadas deverão analisar a possibilidade de videoconferências em substituição aos encontros presenciais aglomerados.

Entre outras decisões, a Polícia Federal determina que os servidores encaminhem, em formato digital, os atestados para afastamento por problemas de saúde para o e-mail: [email protected]

“É essencial que os servidores sigam as medidas tomadas na instrução normativa da Polícia Federal, para que possamos superar em breve esse momento delicado. Todos os policiais do país devem seguir de sobreaviso, empenhados em apoiar e colaborar com a luta contra a proliferação do vírus. E a Ampol está com todas as categorias neste embate”, assegura a presidente da Associação das Mulheres Policiais do Brasil, Creusa Camelier.

Leia abaixo a Instrução Normativa n° 159 DG/PF, de 16 de março de 2020:

bs051- 08200.004622-2020-14.pdf
COMPARTILHAR