Ampol comemora Dia do Policial Federal com pedido de valorização

Um dia após as comemorações da Proclamação da República, nessa segunda-feira (15/11), a Associação Nacional das Mulheres Policiais do Brasil (Ampol) celebra outra data fundamental para o País, o Dia do Policial Federal. Comemorada nesta terça-feira, dia 16 de novembro, a data foi instituída pelo Decreto nº 5.279, de 22 de novembro de 2004. São mais de 1,1 milhão servidores atuando em todo território brasileiro.

Cerca de 41% do corpo da PF é formado por mulheres (470.255) e mais de 59% pelo sexo masculino (689.092). Entre as regiões do Brasil, a Polícia Federal está concentrada em 32,8% no sudeste, 29,3% no centro-oeste, 20,3% no nordeste, 10,0% na região sul e 7,6% na região norte, conforme o painel estatístico de pessoal no site gov.br.

Em mais de sete décadas atuando pela segurança pública, a PF, graças às ações dos servidores presta o papel relevante e notório, desde as fronteiras até o coração do Brasil. Somente no último ano, em 2020, a Polícia Federal apreendeu R$ 10,6 bilhões e deflagrou mais de 6,8 mil operações policiais. Resultados alcançados por um corpo capacitado e zeloso, de luta, embora desvalorizado e esquecido pelas recentes propostas e aprovadas reformas do país.

Além disso, de acordo com levantamento da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), nos últimos dez anos, mais de 30 policiais federais tiraram a própria vida. Segundo o Ministério da Saúde, a cada 100 mil habitantes, o número de suicídios em 2016 foi de 5,8. Proporcionalmente, esse dado representa 23,23 mortes entre os policiais federais.

“Aproveitamos esta data especial para não esquecer que o respeito às profissões é fundamental para a vida. O risco já é muito grande para quem está nas ruas, longe das suas famílias, em defesa dos brasileiros e do nosso território. Quando isso não é considerado e valorizado, sofremos duras consequências. Não é à toa que o número de suicídios na categoria é maior do que os que morrem em serviço. Portanto, hoje é um dia de reflexão, conscientização e mudança”, alerta a presidente da Ampol, Creusa Camelier.

A Ampol parabeniza os servidores por cumprirem a sua missão pela ordem e pela manutenção da lei em todo território nacional.

COMPARTILHAR