Ampol celebra Tiradentes e a segurança pública com mensagem inspiradora

Neste dia 21 de abril, aniversário de Brasília e Dia de Tiradentes, a presidente da Ampol, Creusa Camelier, recebeu uma mensagem especial do apoiador especial e colaborador da associação, Carlos Garcia. No texto, além de uma homenagem sincera ao patrono e herói da pátria, Carlos evidencia o trabalho das polícias do Brasil e a importância da segurança pública para toda comunidade.

Compartilhamos dos mesmos sentimentos. A mensagem do dia representa também os anseios da Ampol e toda nossa gratidão.

Divulgação/Internet

“Bom dia, minha digníssima Creusa Camelier

Escrevo em memória ao patrono Joaquim José da Silva Xavier, que sempre foi como a grande maioria dos policiais: um homem de origem humilde e conhecedor das raízes populares, sendo que do próprio povo foi gestado e em seu seio criado.

O mártir não simboliza somente a função prática de um policial, como alferes de milícia que fora, mas, sobretudo, o espírito que envolve esse honrado ofício, muitas vezes incompreendido e criticado, como ocorrera na trajetória de vida do próprio Tiradentes.

O tempo passou e a história, com exata medida, conduziu o herói pátrio ao lugar de destaque, outorgando-lhe o título de patrono dos policias militares, civis e federais brasileiros.

Divulgação/Internet

Sabiamente compararam o seu exemplo com a vida e a luta de um policial, servidor da labuta diuturna num ofício em que o homem ou a mulher empresta o seu bem mais precioso, a própria vida, a fim de salvaguardar os bens mais caros dos cidadãos.

Ao resgatarmos a tão nobre trajetória de Tiradentes, lembremos dos bravos soldados desta milícia de bravos, que morreram acreditando que servir ao próximo é mais importante do que uma existência pautada pela indiferença, pela injúria e pela opressão. Ao acreditarmos e perseverarmos os propósitos de uma realidade melhor, assim como Tiradentes, certamente concretizaremos todos os nossos sonhos.

A própria história revelou que os ideais de um homem simples, como um policial, tornaram-se realidade, pois foi eternizada a mensagem daquele que mais tarde também se tornaria o mártir da independência do Brasil.

Assim como Tiradentes, os policiais vieram do povo, com quem devem caminhar juntos, como irmãos. Devemos, portanto, compreender os seus anseios, problemas, alegrias e até mesmo tristezas, aproximando ainda mais, a cada dia, dos filhos, pais, amigos e irmãos de todas as comunidades, para que possamos revelar uma polícia que é do próprio povo, criada para defendê-lo.

E com o advento do “Pacto pela Vida”, a presidente Creusa eu temos o sonho de aparelhar a Ampol junto aos programas de governos dos Estados. Uma ação que obviamente preconiza o envolvimento e a união de diversos segmentos estatais e privados, criando, assim, uma perfeita dimensão do processo de integração que a Ampol vem realizando em busca do melhor.

Os resultados serão claramente positivos, sobretudo quando verificarmos as melhorias significativas dos indicadores de qualidade vida e segurança em comunidades de todo o país.

E, a partir de agora, com mais convicção, o desafio estará centrado na implantação das bases comunitárias. Com esse modelo, poderemos, definitivamente, mostrar o trabalho comprometido do aparato da segurança pública, revelando a presença e a autoridade do Estado na proteção daqueles que buscam viver dentro da lei e da ordem estabelecida, e reprimindo, quando necessário, o praticante potencial de ilícitos.

A atividade da Ampol, em seu corpo essencial, tem alicerces ético, técnico e jurídico, fatores preponderantes para a coexistência das instituições e a garantia do estado de direito. Sendo assim, nossos agentes, mulheres e homens valorosos, estarão bastante conscientes dos seus deveres, direitos e obrigações. Profissionais em ação junto a grande família Ampol.

Portanto, nesta data comemorativa, quando nos defrontamos com as reflexões que envolvem o trágico desfecho da Inconfidência Mineira, que resultaram na condução do nosso patrono ao cadafalso, honremos os valores da união, lealdade, humanidade, coragem e da dedicação, porque assim formamos a verdadeira corporação.

São meus votos como membro da Associação das Mulheres Policias do Brasil – força Invicta em terras Brasileiras.

Muito obrigado Creusa Camelier e Ampol.”

Carlos Alberto Garcia
Membro da Associação das Mulheres Polícias

COMPARTILHAR