Na noite da última quarta-feira (20/03) a AMPOL celebrou o Mês Internacional da Mulher em grande estilo ao promover a palestra da jurista Thaís Riedel sobre os benefícios da integralidade e da paridade para os servidores policiais. A intenção era dirimir dúvidas relacionadas ao julgamento do Tema 1.019 – RE 1162672, no STF, um assunto de suma importância para todos os contingentes dos órgãos policiais do sistema da segurança pública no Brasil e também para todos os seus familiares, porque diz respeito à segurança financeira da comunidade policial.
Para iniciar a cerimônia, preparada com muito esmero pela diretora de Marketing e Eventos, Yáskara Cordeiro e pela 1ª Tesoureira, Elismar Gomes, ouvimos a apresentação da violinista Sarah Mateus seguida das saudações da 1ª Vice-presidente da AMPOL e Presidente do Sindicato dos Delegados da Polícia Civil do Distrito Federal (SINDEPO-DF), Dra. Cláudia Alcântara, da 1ª Diretora jurídica da AMPOL e Presidente do Sindicato de Delegados da Polícia Federal (SINDEPOL), Dra. Maria do Socorro Tinoco, e da componente da assessoria jurídica da AMPOL, Dra. Josiana Carvalho.
Após tecer breves palavras, a Presidente da AMPOL, Dra. Creusa Camelier, fez uma justa e merecida homenagem à deputada Federal ANTÔNIA LÚCIA, que está encabeçando duas grandes propostas no Congresso Nacional : a criação da Frente Parlamentar Mista em favor do fortalecimento das instituições policiais e em defesa dos direitos da mulher policial e a PEC da Segurança Pública, preparada pela AMPOL, que trata do resgate dos direitos previdenciários dos policiais que foram suprimidos pela Reforma de 2019.
A ilustre deputada elogiou o trabalho da entidade e reafirmou seu compromisso em dar voz e representar as policiais do Brasil na Câmara Federal, em prol do reconhecimento do papel fundamental das mulheres nas forças de segurança do nosso país. A deputada noticiou, ainda, sobre os bons resultados de sua recente conversa com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que se mostrou convicto sobre a legitimidade do pleito da AMPOL no que tange à PEC da Segurança Pública. O ministro demonstrou pronta satisfação em agendar uma reunião com a Diretoria da nossa associação em seu gabinete, no Palácio do Planalto.
Na sequência, ouvimos o emocionante relato de Raimunda de Barros Rabêlo Rocha, primeira perita da Polícia Civil do Distrito Federal.Com sua brilhante explanação a Dra. Thais Riedel fechou a noite ao sanar as principais dúvidas das participantes sobre o recebimento julgamento do STF relacionado ao Tema 1.019.