A diretoria da AMPOL esteve presente ontem (01/02) nas cerimônias de posse e de transmissão de cargo do novo ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Lewandowski, que ocorreram respectivamente no Palácio do Planalto (manhã) e na sede do MJSP (tarde).
Em seu discurso inaugural no Planalto, Lewandowski assegurou que a prioridade da pasta será a segurança pública – “que, ao lado da saúde, é hoje uma das maiores preocupações da cidadania” – além do combate ao crime organizado por meio da ampliação de parcerias com estados e municípios para a centralização informações de inteligência.
“É preciso aprofundar as alianças com estados e municípios, que constitucionalmente, detém a primazia primária da segurança pública. O Ministério aprofundará o esforço de concentração de dados e inteligências, coletados pela Polícia Federal, pelas polícias Civil e Militar, pelas guardas municipais, pelo Ministério Público e outros órgãos que possam colaborar para a localização dos líderes criminosos, rastreando e bloqueando transações financeiras ligadas às suas organizações. (…) O combate à criminalidade e à violência precisa ir além de uma enérgica e permanente intervenção policial, demandando a execução de políticas públicas que permitam superar esse verdadeiro apartheid social que continua segregando boa parte da população brasileira”, afirmou o novo ministro.
Ao se despedir do comando do MJSP, o agora senador e futuro ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, também fez questão de agradecer e pedir uma salva de palmas a todos os profissionais de segurança pública do país que, apesar de muitas vezes incompreendidos são, em sua grande maioria, pessoas sérias e comprometidas com os interesses da sociedade.
Na cerimônia de transmissão de cargo, a Presidente da AMPOL, Creusa Camelier – acompanhada pelas diretoras Claudia, Lídia da Mata, (2ª Vice-Presidente), Ana Paula Vilas Boas (3ª Vice-Presidente), Ivany Silva (Secretária-Geral), Laura dos Anjos (1ª Diretora de Comunicação e Imprensa) e Diana Moreira (2ª Diretora Parlamentar) – presenteou a esposa do novo ministro, Yara de Abreu Lewandowski, com um belo buquê de rosas colombianas. Ao receber a homenagem, Yara, que é advogada, se mostrou bastante solícita e interessada pelas causas da AMPOL, estabelecendo um diálogo profícuo com as representantes da diretoria e se comprometendo a fazer uma visita à sede da entidade.
A AMPOL deseja sorte ao novo ministro e espera confiante que ele tenha um olhar atento às reinvindicações aos profissionais da segurança pública, sem os quais os princípios constitucionais da democracia e da cidadania não podem ser assegurados em sua integridade.