AMPOL é recebida pela Comandante do CBMDF e debate parcerias inéditas

Na tarde de ontem (03/07) a diretoria da AMPOL esteve em audiência com a Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), Coronel Mônica de Mesquita Medeiros, para debater parcerias em torno da proposição e do acompanhamento de projetos parlamentares de interesse comum visando melhorar as condições de trabalho da mulher policial dentro das corporações.

Nas pautas levantadas destacaram-se a valorização da mulher bombeira militar e a diminuição do tempo de contribuição para a aposentadoria feminina das bombeiras e policiais militares. Dra. Creusa Camelier, Presidente da AMPOL, destacou sua preocupação em dirimir os prejuízos causados às servidoras bombeiras e demais profissionais do policiamento ostensivo, que tiveram o tempo de contribuição aumentado de 30 para 35 anos de serviço, por determinação da Lei nº 13.954/19.

Dra Creusa também informou sobre o andamento da Portaria redigida por iniciativa do Ministro da Previdência, Carlos Lupi, que trata da criação de um Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) que deve debater, junto com a AMPOL, soluções para a grave crise previdenciária que atinge os profissionais da segurança pública, especialmente buscando resgatar o reconhecimento constitucional da atividade policial como “de risco”.

Corregedora do CBMDF e associada da AMPOL, a Coronel Cristiane Simões solicitou apoio da entidade – por meio de sua expertise em termos de articulação política – para a criação de um Comitê de Políticas para as bombeiras, enquanto órgão que deve ser instituído por meio de lei federal.

Dotada de uma grande capacidade laborativa e de uma visão ampla e humanizada da corporação, a Comandante Mônica Medeiros recebeu as reinvindicações da AMPOL com bastante entusiasmo e receptividade se comprometendo a articular uma maior interlocução entre as forças de segurança pública do DF com o objetivo de valorizar as carreiras policiais da capital federal.

A simplicidade, a abertura ao diálogo e o espírito de trabalho em equipe da Comandante – que desde o início de seu mandato foi exposta a inúmeros desafios enquanto primeira mulher a liderar a corporação após 167 anos de existência – por si só, já representam a construção de um legado sólido para as futuras gerações.
Também estiveram presentes à reunião, a 2ª secretária da AMPOL, Elismar Gomes (PMDF), e a colega Ivany de Barros (PCDF).

COMPARTILHAR