Ampol compartilha os cuidados e as orientações de segurança contra a covid-19

Com o avanço do coronavírus no Brasil, a capacidade de leitos tem se esgotado nos centros médicos do país. Assim, muitos pacientes precisam se tratar em casa, com a medicação recomendada pelo médico e repouso. Em alguns casos menos graves de falta de ar, outras vítimas da covid-19 também estão sendo monitoradas do próprio lar. Para ajudar essas pessoas que estão com alguma dificuldade respiratória ou aquelas já em processo de recuperação, a major e fisioterapeuta Cristiana, do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, gravou algumas dicas de exercícios respiratórios que podem ser realizados diariamente em casa.

“Os exercícios respiratórios podem aumentar a capacidade pulmonar, expandir o pulmão e melhorar a oxigenação do sangue”, ela afirma. São atividades que fortalecem a musculatura respiratória e estimulam o órgão. Dentro das limitações de cada um, é possível fazer os exercícios em qualquer idade.

Inspire e expire

A major e fisioterapeuta ensina no vídeo técnicas de repetição de inspiração e expiração para a retomada de uma respiração mais tranquila para quem foi acometido pelo vírus. Os exercícios são de três séries e cinco repetições a serem realizados nos três turnos – manhã, tarde e noite. Com o avanço do bem-estar, é possível aumentar para três séries de 10 repetições.

Em caso de dores de cabeça ou tontura, a major recomenda uma pequena pausa e a continuidade, em seguida, dos exercícios. Àqueles que sentirem falta de ar ou cansaço excessivo durante a prática, a fisioterapeuta indica a busca pela emergência hospitalar para uma avaliação mais precisa e adequada.

Não vire estatística

Para evitar a disseminação e o contágio pelo coronavírus, a Ampol alerta para a necessidade de manter os cuidados, como uso de máscaras, álcool em gel e a higienização das mãos e ambientes. Quanto menos pessoas doentes, mais leitos livres para os casos graves e mais pessoas saudáveis para, em breve, retornar à rotina de trabalho da sociedade brasileira.

Nesse domingo (2/08), o consórcio de imprensa divulgou a média de 1.011 mortes pela covid-19, por dia, na última semana no Brasil. Oito estados e o DF estão entre os lugares com alta no número de mortes: PR, RS, SC, MG, DF, MS, AC, RR, TO. O país já registra mais de 94 mil mortes e mais de 2,7 milhões de casos confirmados.

Só no Distrito Federal, o número de casos é de 110.302, segundo dados atualizados nesta segunda-feira (3) pela Secretaria de Saúde. São 15.370 casos ativos, 93.401 recuperados e 1.530 óbitos.

“As dicas de cuidados são fundamentais para manter a nossa saúde em dia, evitar a contaminação e a disseminação do vírus. Estamos passando por tempos de picos e grandes números, não dá para levar na brincadeira ou acreditar que a vida já está voltando ao normal. Os especialistas em saúde ainda recomendam os cuidados absolutos e a Ampol está empenhada em compartilhar as principais orientações para que todos, dentro e fora da segurança pública, permaneçam seguros”, alerta a presidente da Ampol, Creusa Camelier.

ASSISTA ABAIXO A SÉRIE DE EXERCÍCIOS INDICADA PELA MAJOR E FISIOTERAPEUTA DO CORPO DE BOMBEIROS DO DISTRITO FEDERAL, CRISTIANA:

Apresentação

Primeiro exercício: EXPIRAÇÃO MÁXIMA SUSTENTADA

Segundo exercício: RESPIRAÇÃO EM TEMPOS

Terceiro exercício: RESPIRAÇÃO DIAFRAGMÁTICA

Quarto exercício: EXPANSÃO TORÁCICA

ORIENTAÇÕES DE SÉRIES E TEMPOS

COMPARTILHAR